Backup online: dá para confiar?

Também chamado de backup remoto, serviço surgiu com a proposta de facilitar a vida das pessoas. Porém, muitas ainda têm dúvidas. Confira.

O serviço de backup online funciona basicamente assim: você contrata o serviço por uma taxa mensal, instala um software, configura e pronto. Tudo funciona perfeitamente, garantem as empresas do ramo. O backup online toma conta de enviar seus arquivos, automaticamente, para o data center do fornecedor do serviço. Mas aí você se pergunta: Dá pra confiar?
Muita gente fica insegura, ao pensar que seus arquivos pessoais serão armazenados sabe-se lá onde, e que estes poderão ser acessados por terceiros. Outras dúvidas comuns são quanto ao desempenho do computador, se será afetado ou não, enquanto se está trabalhando e o serviço em execução. Muitos também pensam se vale a pena o investimento mensal, para um serviço que poderiam executar por si próprios.
Juliano Simões, gerente de tecnologia da CentralServer, empresa brasileira que oferece este tipo de serviço, diz que dois aspectos importantes devem ser avaliados quando os usuários têm dúvidas. "O primeiro é a necessidade de sigilo das informações armazenadas no provedor do serviço, usando criptografia de dados para codificar todos os arquivos armazenados. A única forma de restaurá-los é através da chave de criptografia que é conhecida somente pelo cliente. O segundo aspecto é com relação à confiabilidade do fornecedor. O conselho aqui é selecionar empresas que atendam bem e estejam atuando há algum tempo no mercado. Afinal de contas, você não pode prever quando vai precisar restaurar seus arquivos, mas sabe que o processo tem que funcionar perfeitamente para a história ter um final feliz", orienta.
De acordo com o executivo, a maior parte das pessoas reconhece a importância de fazer regularmente uma cópia de segurança dos seus dados, contudo, na correria diária, acabam esquecendo ou adiando esta tarefa. "Alguns usuários mais determinados usam CDs, DVDs ou HDs externos para armazenar seus backups, porém convivem com a necessidade de administrar estas mídias, mantendo-as organizadas e protegidas contra perda ou roubo", lembra Simões.
Para ele, o serviço de backup online visa simplificar esse processo, fazendo o armazenamento dos arquivos em um provedor na internet. Quanto aos recursos necessários, ele recomenda que a carga inicial dos arquivos seja realizada em horários em que o computador esteja mais livre, devido ao volume de dados transmitidos. "Fora isto, o backup diário é bastante leve por só enviar as mudanças feitas nos arquivos e pode ser feito em paralelo com o uso normal do computador", conclui o gerente de tecnologia da CentralServer. 

Fonte: Cotidiano Digital

4 comentários:

  1. GUIA PRÁTICO - Serviços de Backup On-line:

    1) O Software de bkp dever ser homologado e possuir ampla rede de usuários(confiabilidade);

    2) A criptografia deve ser realizada por entidade competente no ramo de segurança digital(ex. COUTERPANE LABS http://bt.counterpane.com), DIFERENTE do próprio fabricante do software(segurança incremental);

    3) Para bkp de servidores é aconselhável que o prestador de disponibilize o backup INTEGRAL VIA MÍDIA para os eventos de caos, onde vc não pode aguardar o download via Internet de seus arquivos;

    4) Suporte é FUNDAMENTAL! Um bom prestador desses serviços deve contar com equipe para o monitoramento pró-ativo de suas rotinas de bkp e avisá-lo de qualquer discrepância. Evitando assim, surpresas desagradáveis.

    Abraço,
    Adriano Villeroy
    iCOM BACKUP ON-LINE
    www.icombackup.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano !

    Agradeço pelo cometário e pelos esclarecimentos.

    Sempre que puder participe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A execução de um backup remoto na empresa é fundamental para que haja a maximização da segurança empresarial.

    Pensando nisso procurei junto à minha diretoria um sistema de backup offsite que atendesse meus pedidos.

    Hà cerca de 1 ano aproximadamente sou cliente da solução de backup online gBackup. Não tenho nada a reclamar. Atendimento profissional e suporte imediato.

    Danilo Morais
    Gerent de TI

    ResponderExcluir
  4. Somos gratos pela informação Danilo, inclusive se a empres citada desejar colocar um banner publicitário no blog ou no fórum, estamos receptivos a negociação.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Pages