Ativismo autoral e internet – Força das manifestações populares, #techativismo #webativismo #cyberativismo

Força das manifestações

Podemos notar na sociedade atual um novo sentimento em relação à política em geral, estamos falando de uma nova militância que pode ser definida como “militância 2.0”, que tem o papel de ampliar a democracia nesse mundo contemporâneo.
Vemos acontecimentos que revelam essa nova “onda” de insatisfação e de cobrança pelos serviços públicos e por justiça, um desses acontecimentos foi a chegada ao Senado  de mais de um milhão e meio de assinaturas coletas online que reivindicavam o impeachment do presidente recém-eleito  daquela casa.
Muitas pessoas ainda não entendem esse novo sentimento, principalmente as pessoas que estão no centro político e não conseguem ouvir ou entender a voz e o clamor das pessoas que proferem palavras de reivindicação por uma vida mais digna e com esperança.

Hoje com a internet as pessoas podem ser donas de suas causas, e as lutas não precisam estar necessariamente na mão de organizações, partidos, ou ONG’s, agora, portanto, as pessoas estão livres e conseguem enxergar um espaço onde podem exercer sua militância autoral em prol de algo. As manifestações em junho de 2013 revelam que a internet teve um papel fundamental e exerceu esse mecanismo de atuação e militância autoral. As manifestações de junho não foram organizadas por instituições políticas nem qualquer tipo de organização, mas partiram e ganharam força através desse ativismo 2.0 que exerce e reivindica o seu direito perante a sociedade e o governo. 

Muitas pessoas ligadas a várias organizações institucionais querem dar hoje a sua força a essas iniciativas, isso revela que essas (instituições) estão não como protagonistas dessa nova força que emerge no mundo. Muitas pessoas não estão mais estagnadas com uma visão retrógada e aquém dos acontecimentos na sociedade, mas passam a ter uma visão progressista de esperança e usa a internet para expor esse sentimento e ânsia por mudanças, não digo necessariamente mudança de governo, mas uma mudança de postura política.
Vida longa ao ativismo autoral!


Por Paulo Victor Bragança - 23/06/2014 

http://www.agencianoticias.com.br/2014/06/23/ativismo-autoral-e-internet-forca-das-manifestacoes-populares/


Tech Ativismo





                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages